terça-feira, 24 de março de 2009

rip

O Terminal Guadalupe pode estar terminando. O guitarrista e vocalista Allan Yokohama comunicou ao vocalista Dari Júnior que guardou o instrumento e que agora vai cantar e tocar em outras paradas. Allan já está tocando com outro grupo, mas como baterista.
Dari e Fabiano poderão continuar com o nome. Mas com o principal financiador de fora, fontes ligadas ao guitarrista garantem que o estado é Terminal.

domingo, 22 de março de 2009

Visão de Neruda

Visão do mar da casa de Neruda, em Valparaiso, Chile.
Julho de 2007

Rádio

Minha rádio preferida no momento é a WZBC, de Boston. Ouça pelas manhãs e você terá lições da boa música produzida no underground americano.

http://www.wzbc.org/

Virallobos em Curitiba

O poeta Sérgio Virallobos veio buscar inspiração para o próximo livro em Curitiba.

Virallobos chegou no sábado na capital paranaense e pretende escrever um novo livro em apenas uma semana. Para conseguir o objetivo ele diz que conta com a colaboração de antigos parceiros. Os primeiros rascunhos apareceram no sábado, quando o paranaense invadiu os bares do Largo da Ordem em busca de idéias.
Atualmente o poeta vive um exílio forçado na cidade de Marabá, Pará. Ele ainda não tem data de deixar a selva, mas a falta da cerveja curitibana e dos personagens que o cercam foram motivos que o trouxeram de volta. Por apenas dez dias. Na segunda, dia 30, ele deixa a capital para se aventurar em São Paulo e encontrar raridades da literatura e da música nos sebos.
Sérgio confirmou que terá uma semana selvagem em Curitiba. Ele tem presença garantida no show deste domingo da banda Marlene e os Dietrichs (que conta com o amigo Renato e Ferreira na formação), no James, e vai encerrar sua aparição no próximo domingo, no 92, assistindo a apresentação do Riot Revolver, no Curitiba Calling Festival.
Durante a semana pretendo fazer uma entrevista e apresentar algum poema novo. Aguardem.

Nova Rouanet estimula projetos menores

Saiu na Folha Ilustrada


Com o objetivo de estimular o patrocínio a projetos culturais menores, de caráter regional e a preços mais acessíveis, o Ministério da Cultura vai propor alterações na Lei Rouanet, principal mecanismo de financiamento do setor no país.O novo projeto visa evitar que empresas continuem deduzindo do Imposto de Renda 100% do valor destinado a projetos culturais. O texto será disponibilizado para consulta e debate na próxima segunda, pelo site www.cultura.gov.br.Hoje existem apenas duas faixas de renúncia fiscal, de 30% ou 100%. Pela proposta, haverá um escalonamento maior -o MinC criará outras quatro faixas: 60%, 70%, 80% e 90%. Os critérios para o uso dos impostos serão estabelecidos por um conselho, composto por governo e sociedade, de forma paritária, correspondente ao atual Cnic (Comissão Nacional de Incentivo a Cultura).Atualmente, a comissão apenas aprova ou não um projeto, sem interferir na faixa de renúncia, definida conforme a atividade -por exemplo, em um projeto de música erudita, 100% do valor patrocinado é deduzido do imposto pela empresa; em música popular, 30% são abatidos em imposto, e a empresa desembolsa 70%.A nova proposta estipula que o conselho defina, a cada ano, por meio de portaria, os critérios da renúncia, relacionando-os com cada faixa. Embora o projeto de lei não esclareça esses critérios, o próprio ministro da Cultura, Juca Ferreira, tem afirmado que os requisitos serão econômicos.Devem ser levados em conta o acesso ao espetáculo e o preço do ingresso. O critério para estabelecer o percentual de renúncia deve obedecer à seguinte lógica: quanto mais dinheiro público tiver o projeto, mais acesso deverá dar ao público."Acessibilidade""Uma atividade que não incorpore mais acessibilidade terá dificuldade de ser aprovada. Toda vez que tiver dinheiro público, tem que ter benefício público, ou não se justifica", disse Ferreira, ao ser questionado pela Folha sobre as mudanças da Lei Rouanet.Os novos critérios tentam acabar com uma das maiores críticas do setor cultural: a concentração dos recursos entre um grupo restritíssimo, que acaba sendo beneficiado por ter mais apelo de marketing."A Rouanet, pelo mecanismo de renúncia fiscal, acaba financiando só atividades que possam dar retorno de imagem ao empresário. O Parque Nacional da Serra da Capivara não recebe recurso porque, segundo palavras de um diretor de marketing, ninguém quer enterrar dinheiro no interior do Piauí", exemplificou o ministro.Novos fundosOutro mecanismo importante será o Fundo Nacional de Cultura. O fundo contará com recursos do Tesouro Nacional, mas o montante ainda não foi definido. Também haverá fundos setoriais de financiamento direto da cultura. Além do audiovisual, que já existe, serão criados o de memória e patrimônio, o de cidadania e diversidade, o de artes e o de equalização (para ações que estão fora das quatro áreas).

quinta-feira, 19 de março de 2009

Riot Revolver grava no disco no segundo semestre

A banda curitibana Riot Revolver irá gravar o segundo disco pelo selo Discos Voadores a partir de agosto. A produção será de Fernando Tupan e Marcus Gusso, que também assinaram o álbum de estréia da banda, Unreal, lançado em outubro do ano passado.
O selo até o final de abril irá anunciar outras três bandas que irão assinar um contrato de três CDs para serem lançados até junho de 2010. No ano passado, com apoio do Fundo Municipal de Cultural, da Fundação Cultural de Curitibal, a label lançou 12 trabalhos de bandas locais (Bad Folks, Biotonix, Garotos Chineses, Chill On, Gruvox, Javalis do Pântano, Kompressores, Góticos For Fun, Plêiade, Sara 572 e Seminova).

Projeto de nova Lei Rouanet vai à consulta pública

Segundo decisão tomada durante a terceira reunião entre os integrantes do Ministério da Cultura e da Casa Civil da Presidência da República, realizada na última sexta-feira, dia 13, o projeto de lei que prevê mudanças da Lei de Incentivo à Cultura, conhecida como “Nova Lei Rouanet”, estará disponível para consulta pública no dia 23 de março.
A minuta do projeto que altera a lei de incentivo foi enviada à Casa Civil pela pasta do ministro Juca Ferreira no dia 19 de fevereiro. Desde então está sob análise interna do governo. A abertura da consulta pública permitirá que entidades do setor, produtores culturais, empresas e artistas façam sugestões ao projeto durante um período de 45 dias.
Desde 2003, o Ministério da Cultura manifesta sua intenção de realizar modificações na lei para alterar critérios de aprovação e financiamento de projetos culturais que usem recursos públicos. A minuta do projeto já teve várias regras debatidas publicamente, mas esta é a primeira vez em que um anteprojeto será submetido à avaliação formal.
Segundo o MinC, o principal foco da legislação é fortalecer o Fundo Nacional de Cultura (FNC), fundo setorial que permite aplicação de recursos diretamente nos projetos. Esta modalidade de financiamento responde por 12% do total de recursos hoje no setor. A maior parte, cerca de 80%, é liberada justamente por meio da lei de incentivo, que permite renúncia fiscal do imposto de renda de pessoa física e pessoa jurídica.
O projeto de lei trará alterações na regulamentação nos três mecanismos de incentivo: o próprio Fundo Nacional de Cultura; a Lei de Incentivo Fiscal; e o Fundo de Investimento Cultural e Artístico (Ficart), fundo de capitalização que está previsto em lei, mas nunca foi acionado pelo mercado.
* Com informações do jornal iTeia - Aloisio Milani

segunda-feira, 16 de março de 2009

Vamos invadir a MTV

O Cristiano Luiz Freitas, editor da Gazetinha, do jornal Gazeta do Povo, tem uma boa dica para as bandas paranaenses:

A nova programação da MTV entrou no ar e um dos destaques é o MTV LABs, que reúne videoclipes exibidos 14 horas por dia. Uma das faixas da atração é o MTV LAB BR, que traz videoclipes independentes de todos os cantos do país. A exibição é sempre aos sábados e domingos, das 11 às 12 horas.Mas agora vem a melhor parte: a emissora quer receber novos vídeos. Uma chance pra lá de bacana para divulgar o seu som, concorda? Anote: envie um e-mail para labbr@mtv.com.br e aguarde a resposta com todos os procedimentos necessários para enviar o seu material.

Vamos invadir a MTV!!!!

Release do Curitiba Calling

Nos dias 27 (sexta), 28 (sábado) e 29 (domingo) de março de 2009, a capital paranaense sediará o festival Curitiba Calling. Neste ano, será realizada a décima edição do evento e, como nas edições anteriores, aproveita a deixa do aniversário da cidade para comemorar com alguns dos principais nomes do rock independente local. Serão 40 bandas, tocando em dois palcos armados no Espaço Cultural 92graus.

Neste ano, o festival traz uma novidade: será transmitido ao vivo pela internet. Até 60 mil pessoas poderão acompanhá-lo, de qualquer parte do mundo. Além disso, cada artista ganhará videoclipes de duas músicas – gravados ao vivo no próprio festival durante suas performances – para serem usados na divulgação do trabalho de cada artista. Outra novidade: a bilheteria arrecadada nas três noites resultará em um DVD oficial do evento que será lançado pelo selo local Discos Voadores. E buscando também atingir um público mais jovem, os shows de sábado e domingo começarão no período da tarde. O que significa que, nestes dois dias, menores de idade poderão assistir às apresentações vespertinas, desde que acompanhados de pais ou responsáveis.

Atrações
Entre as 40 atrações, estão alguns dos principais nomes da música pop curitibana da atualidade. Como o Charme Chulo com seu rock caipira; o trio Mordida e seu liquidificador sônico de tendências; as gentilezas rítmicas de Heitor e Banda Gentileza; o sincronismo entre o moderno e o antigo da Anacrônica; o Dissonantes e seus ares retrô; a ressurreição do Mosha, uma das mais importantes bandas da cidade nos anos 90 e que não se apresenta ao vivo há cinco anos; a recém-nascida e já bastante conceituada Nuvens; o psychobilly divertido do Ovos Presley; e o balanço ska do Biotonix.

Os três dias de shows também contam com a nova geração de músicos curitibanos (Terribillies, Riot Revolver, Cosmonave, Lívia e os Piá de Prédio, Eles Mesmos, Terroristas de Butique, Acidentes, Ildefonsos, Pão de Hambúrguer, 5 Graus, Metaphorica, Narciso Nada, Cacofônicos); ícones do punk local (No Milk Today, Magaivers), os novos trabalhos de conhecidos veteranos (Diedrich e os Marlenes, Giovanni Caruso e o Escambau, Uh-La-La!); misturas dançantes (Our Gang, Subburbia); bandas que primam pelo apuro melódico (Easy Players, Celestines, Babies, Punkake, Plêiade, Trivolve, Tods, Red Tomatoes) e alguns convidados de fora da capital (o trio Nevilton, vindo de Umurama; os cariocas do Grandprix; e o quarteto alemão Renderings)


História
Produzir um festival independente por dez anos não é algo fácil. Criado em 1999 pelo músico e produtor JR Ferreira, o Curitiba Calling nasceu da ideia de comemorar o aniversário da cidade – por isso as edições são sempre realizadas nos finais de semana mais próximos do dia 29 de março.

Neste ano, pela primeira vez, o 92graus (instituição criadora e realizadora do evento, que possui 18 anos ininterruptos de atividade na cidade) conta com a parceria do portal curitibano mondobacana.com. “Essa dobradinha certamente só tem a enaltecer o festival. A transmissão ao vivo, além de aumentar a visibilidade, é uma ferramenta que aumenta a receptividade do público de todo o país. Além disso, aproxima as pessoas de vários lugares do mundo”, declara JR.

Pela internet
O Curitiba Calling será o primeiro festival de música independente do país a ser transmitido ao vivo na íntegra pela internet. A inovação fará com que os artistas daqui passem a ser conhecidos não só no Brasil, mas no mundo inteiro, através da rede.

A curadoria deste ano é assinada pelo jornalista e criador do Mondo Bacana, Abonico Smith. “Queremos mostrar a diversidade e a qualidade da música feita em Curitiba, apresentando o que de melhor foi feito nos últimos doze meses na cidade nas várias tendências do rock e do pop daqui”, conta o jornalista.

O festival, nesta sua décima edição resumirá, além do melhor da produção local, a parceria e vontade de todos os envolvidos em colaborar para o crescimento da música curitibana, servindo como uma vitrine não só para quem for ao Espaço Cultural 92graus, mas também para que, em qualquer canto do mundo, sejam vistos e reconhecidos pelo trabalho feito com muita competência.

Festival Curitiba Calling. Dias 27, 28 e 29 de março, no Espaço Cultural 92graus (Rua Des. Benvindo Valente, 280 – São Francisco.Tel: 41 3029-2792). Entradas antecipadas a R$ 10 por dia ou R$ 30 pacote com todos os dias. Mais informações sobre atrações, horários e ingressos: www.mondobacana.com

alterações

Alterações de horários nas apresentações do Curitiba Calling. A ordem correta é a seguinte:

SEXTA – 27 DE MARÇO
20h30 Narciso Nada (palco 2)
21h Babies (palco 1)
21h30 Giovanni Caruso e o Escambau (palco 2)
22h (intervalo – DJ a confirmar)
22h30 Celestines (palco 1)
23h Pão de Hambúrguer (palco 2)
23h30 Heitor & Banda Gentileza (palco 1)
0h Easy Players (palco 2)
0h30 (intervalo – DJ a confirmar)
1h Our Gang (palco 1)
1h30 Tods (palco 2)
2h Subburbia (palco 1)
2h30 Pós-show (DJ a confirmar)

SÁBADO – 28 DE MARÇO
17h30 Plêiade (palco 1)
18h Terroristas de Butique (palco 2)
18h30 Uh La La (palco 1)
19h Metaphorica (palco 2)
19h30 Biotonix (palco 1)
20h (intervalo – DJ Carninha)
20h30 5 Graus (palco 2)
21h Nevilton – Umuarama (palco 1)
21h30 Terribilles (palco 2)
22h Grandprix – Rio de Janeiro (palco 1)
22h30 Trivolve (palco 2)
23h (intervalo – DJ Carninha)
23h30 Mosha (palco 1)
0h Anacrônica (palco 2)
0h30 Mordida (palco 1)
1h Charme Chulo (palco 2)
1h30 Dissonantes (palco 1)
2h Pós-show (DJ Carninha)

DOMINGO – 29 DE MARÇO
15h30 Lívia e os Piá de Prédio (palco 2)
16h Nuvens (palco 1)
16h30 Eles Mesmos (palco 2)
17h Cacofônicos (palco 1)
17h30 Red Tomatoes (palco 2)
18h (intervalo – Mark C from London)
18h30 Cosmonave (palco 1)
19h Riot Revolver (palco 2)
19h30 Punkake (palco 1)
20h Ildefonsos (palco 2)
20h30 Diedrich e os Marlenes (palco 1)
21h (intervalo – Mark C from London)
21h30 Magaivers (palco 2)
22h Renderings – Alemanha (palco 1)
22h30 Acidentes (palco 2)
23h No Milk Today (palco 1)
23h30 Ovos Presley (palco 2)
0h Pós-show (Mark C from London)

domingo, 15 de março de 2009

Curitiba Calling

Curitiba Calling é o nome do festival que irá acontecer entre os dias 27 e 29 de março, no 92 Graus. As bandas mais representativas do cenário atual irão participar. Entre elas destaco Riot Revolver, Babies, Terribilles, Easy Players, Plêiade, Mosha, Biotonix, No Milk Today, Punkake e Ovos Presley. A programação completa é a seguinte:
SEXTA – 27 DE MARÇO
20h30 Narciso Nada (palco 2)
21h Babies (palco 1)
21h30 Giovanni Caruso e o Escambau (palco 2)
22h (intervalo – DJ)
22h30 Celestines (palco 1)
23h Pão de Hambúrguer (palco 2)
23h30 Heitor & Banda Gentileza (palco 1)
0h Easy Players (palco 2)
0h30 (intervalo – DJ)
1h Our Gang (palco 1)
1h30 Tods (palco 2)
2h Subburbia (palco 1)
2h30 Pós-show (DJ)

SÁBADO – 28 DE MARÇO
17h30 Plêiade (palco 1)
18h Terroristas de Butique (palco 2)
18h30 Uh La La (palco 1)
19h Metaphorica (palco 2)
19h30 Dissonantes (palco 1)
20h (intervalo – DJ Carninha)
20h 30 5 Graus (palco 2)
21h Nevilton – Umuarama (palco 1)
21h30 Terribilles (palco 2)
22h Grandprix – Rio de Janeiro (palco 1)
22h30 Trivolve (palco 2)
23h (intervalo – DJ Carninha)
23h30 Mosha (palco 1)
0h Anacrônica (palco 2)
0h30 Mordida (palco 1)
1h Charme Chulo (palco 2)
1h30 Biotonix (palco 1)
2h Pós-show (DJ Carninha)

DOMINGO – 29 DE MARÇO
15h30 Red Tomatoes (palco 2)
16h Nuvens (palco 1)
16h30 Lívia e os Piá de Prédio (palco 2)
17h Cacofônicos (palco 1)
17h30 Eles Mesmos (palco 2)
18h (intervalo – DJ)
18h30 Cosmonave (palco 1)
19h Riot Revolver (palco 2)
19h30 Punkake (palco 1)
20h Ildefonsos (palco 2)
20h30 Diedrich e os Marlenes (palco 1)
21h (intervalo – DJ)
21h30 Magaivers (palco 2)
22h Renderings – Alemanha (palco 1)
22h30 Acidentes (palco 2)
23h No Milk Today (palco 1)
23h30 Ovos Presley (palco 2)

Funeral de Lux Interior

Encontrei um artigo interessante sobre o funeral do vocalista Lux Interior do Cramps. A matéria saiu no LAWEEKLY, de Los Angeles. O artigo, escrito pelo jornalista Jonny Whiteside conta como Lux encontrou Poison Ivy há 35 anos.

I met the guy who was driving the day he and Lux famously pulled over to pick up a hitchhiker, who turned out to be Poison Ivy. "I only knew Lux for about three years, but I knew Erick very well," he said. "Back then, I was his psychedelic partner, you might say, and a few years ago I got an e-mail from him saying "you don't know who this is" -- of course I did -- "but do you remember when we picked up that really pretty girl hitchhiker and your dog Wheezer jumped all over her? Well I've been jumping all over her for the past 35 years and we have a band called the Cramps.

http://blogs.laweekly.com/westcoastsound/news/lux-interiors-astral-ascension/.

terça-feira, 3 de março de 2009

Luz no fim do túnel???

Acabei de chegar de um churrasco na 91 Rock, no Pilarzinho, em Curitiba. A festa foi para apresentar o novo programador da emissora (Beto Toledo) e a nova política da empresa: apoiar a cultura paranaense. Estavam presentes músicos do quilate de: Ferreira (Marlene e os Dietrichs, Beijo AA Força, Maxixe), Marielle (Cores e Flores), Wallace (Ovos Presley), Ricardo e Moon (Relespública), o jornalista Abonico Smith (site Mondobacana), Bárbara (Punkake), Sandra e Bruno (Anacrônica), Ale (Babies), Thomas (Motorocker), além de outras feras da cena curitibana.
A rádio pretende colocar regularmente na programação músicas de bandas paranaenses. Além de apoiar shows e festivais. Está no plano da emissora de levar três bandas da cena local para se apresentar em São Paulo pelo menos uma vez por mês.
Se isso realmente acontecer, Curitiba vai se soltar dos grilhões ditados pelo mainstream comandado pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Também será um soco no estômago das concorrentes – que simplesmente ignoram a produção local e simplesmente pasteurizam a produção musical brasileira.
Mas o mais importante é que todos irão lucrar com a medida. Tanto o público como os músicos. As bandas terão reconhecimento local e esse fato ajudará a criar um mercado fiel (igual ao que existe no Rio Grande do Sul ou em Minas Gerais) para difusão da obra paranaense. No futuro bandas locais irão explodir no cenário musical brasileiro e a história será contada de maneira diferente.
O compromisso foi firmado, não pelo programador, e sim por diretores da empresa. Isso deixa claro que Beto Toledo irá receber visitas diárias dos managers dos grupos e espero que seja convencido a colocar na programação pelo menos uma música paranaense por hora.
Por isso ninguém esperava.
Longa a vida a música curitibana!!!

Trendie retorna em forma de blog

No final dos anos 80 e início dos 90 publiquei no extinto jornal Correio de Notícias a coluna Trendie e depois o jornal Trendie. Dedicado a discutir a cultura curitibana, sempre busquei polemizar. A finalidade era clara: atiçar o mercado local e buscar saídas para evitar a constante estagnação cultural, principalmente pelo atrelamento as capitais da cultura, São Paulo e Rio de Janeiro.
Vinte anos se foram. E parece que tudo anda igual. Os jornais, as rádios e a principal rede de televisão do Estado, ignoram o agito cultural que acontece na cidade. As manifestações são excluídas do calendário local, não por ser ruim, mas para difundir a cultura do mainstream brasileiro e mundial.
A partir de hoje, espero falar diariamente sobre o que acontece na música, na literatura, no teatro, no cinema, no vídeo com a visão de quem já circulou o planeta e sabe da necessidade de fomentar a difusão da arte curitibana e paranaense.

Curitiba, 03 de março de 2009

fernando tupan